A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vale do Juruá – Jacques Pereira Braga – é a maior do Estado com uma área de 2,7 mil metros quadrados e capacidade de realizar seis mil atendimentos mensal e o primeiro grande investimento do governador Gladson Cameli na área da saúde na região do Juruá inaugurado num momento de grande surto de dengue na região.
A unidade, um hospital de pequena e média complexidade, dispõe de 22 leitos separados para homens, mulheres e crianças, salas de observação individual e de urgência, sala de gesso, sala de raio-X, sala de inalação, sala de medicamentos e dois consultórios, além de serviço de telemedicina diagnóstica e exames clínicos que facilitam no diagnóstico das doenças.
“Com certeza a UPA do Vale do Juruá é mais um compromisso da gestão do governador Gladson Cameli para ofertar saúde pública de qualidade para toda a população do Vale do Juruá, na segunda região mais populosa do estado, que atende também o município amazonense de Guajará e outros da região”, destaca o gerente geral, Macson Rosas.
Macson Rosas, lembra que na época da inauguração da unidade a região passava por um grande surto de dengue e graças ao investimento e olhar do governador Gladson Cameli, voltado para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde do município a situação foi amenizada pelo esforço de se implantar um serviço de atendimento mais humanizado.
“Nos esforçamos todos os dias para garantir um serviço de qualidade à nossa população e graças a Deus com o apoio do governador Gladson Cameli que investe na manutenção dos serviços da UPA do vale do Juruá temos conseguido prestar um bom atendimento com quase 60 mil pacientes atendidos nestes primeiro ano”, destaca.
No final da tarde desta segunda-feira (30) foi realizada uma solenidade comemorativa ao primeiro ano de inauguração da UPA do Vale do Juruá, com a presença da representante do Gabinete do governador Gladson Cameli, da coordenadora Regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, Catiana Silva, médicos, enfermeiros e profissionais.
A representante do gabinete do governador, Raquel Batista, destacou a importância da UPA do Vale do Juruá que comemora seu primeiro aniversário e iniciou suas atividades em pleno surto de dengue inaugurada para melhorar o serviço de saúde e a necessidade da população e à ampliação dos serviços de saúde.
“A UPA do Vale do Juruá tem uma grande importância à população, anteriormente tinha apenas as Unidades Básicas e o Hospital do Juruá e com a inauguração da UPA se abriu mais uma unidade que nesta pandemia da Covid-19 ajudou a organizar o fluxo de atendimento dos pacientes nas unidades”, disse.
Raquel Batista destacou a visão do governador Gladson Cameli que tem investido na ampliação das unidades de saúde com a construção da UPA e do Hospital de Campanha que garantiu ao atendimento à população na pandemia. “Hoje comemoramos junto com os profissionais de saúde e os gestores que dão sua parcela de contribuição para melhorar o serviço de saúde na Regional”, disse.
A coordenadora da Regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, Catiana Rodrigues da Silva, destacou a importância do trabalho da UPA do Vale do Juruá que comemora seu primeiro aniversário, principalmente porque era um obra que estava parada a bastante tempo.
“É preciso reconhecer a visão do governador Gladson Cameli que recebeu uma obra paralisada e com rapidez pela importância e necessidade da população investiu numa moderna estrutura com equipamentos que tem melhorado consideravelmente o serviço de saúde na região”, disse.
O diretor clínico da UPA, médico Lucas Dantas, responsável pela parte médica, escala dos médicos e tudo que ocorre na área clínica, avalia que neste primeiro ano de funcionamento a unidade conseguiu superar muito a expectativa da demanda prevista.
“A estrutura é muito boa, na UPA temos equipamentos que não existem nem no Hospital Regional do Juruá, como por exemplo os monitores cardíacos e de oxímetros, muito usados nas emergências, além de exames clínicos, telemedicina e serviços de Raio-X que facilitam o diagnóstico pelos médicos e a condição de atendimento”, afirma.
Segundo o diretor clínico a dificuldade maior de atendimento na região ainda é a questão da quantidade de médicos disponíveis, que é um problema regional que atrapalha para que se possa dar um melhor atendimento à população. “Temos lutado para superar o problema da falta de médicos, mas é um problema da própria região”, ressalta.
Para o médico o trabalho da UPA tem sido muito importante porque tem desafogado o sistema de Atenção Básica, nos finais de semana, por exemplo, quando os postos de saúde estão fechados os profissionais da UPA fazem o atendimento 24 horas, além do Sistema de Alta Complexidade do hospital que também foi desafogado.
“Antigamente o paciente tinha apenas duas opções. O Posto de Saúde, na Atenção Básica ou o Hospital do Juruá, de Alta Complexidade. Agora tem a UPA, uma unidade de Urgência e Emergência que absorve os principais procedimentos de emergência para atender pacientes que precisam resolver problemas como dores, febre alta e cortes.
O médico destaca o serviço de telemedicina que é uma inovação de grande importância oferecido na UPA para que se consiga prestar um atendimento de mais qualidade. “Em minutos se tem um laudo com diagnóstico e a segurança que o exame eletrocardiográfico dá em minutos facilita muito na hora de transferir um paciente ou fazer um Tratamento Fora do Domicílio.
Outra novidade destaca pelo médico é o laboratório de análises que garante o diagnóstico de muitas doenças e o exame de hemograma ajuda bastante o médico na prescrição do melhor tratamento. O serviço de microscopia de Endemias para o diagnóstico da malária é de grande utilidade à população e funciona 24 horas.