A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Cruzeiro do Sul comunica que, na manhã desta quinta-feira (18), continua a vacinação drive thru à grupos prioritários – profissionais de saúde e idosos da faixa etária de 72 anos – inclusive os profissionais da Educação Física que trabalham nos hospitais e nos postos de saúde.
Cedo da manhã o secretário Municipal de Saúde. Dr. Agnaldo Lima, já estava na frente da organização do trabalho da vacinação que conta com uma parceria muito efetiva de Mestres e Doutores do Campus Floresta, da Universidade Federal do Acre (UFAC), que recebem o reconhecimento do secretário pelo apoio à campanha de vacinação.
“Hoje é mais um dia importante porque continuamos a vacinação dos nossos profissionais da saúde diretamente ligados ao trabalho e também aos educadores físicos que trabalham nos hospitais e postos de saúde, que estarão contemplados, além dos idosos de 72 anos. Educadores físicos que trabalham nas academias não foram contemplados nesta etapa”, disse o secretário.
Segundo o secretário os educadores físicos que trabalham nas academias não estão contemplados no Programa Nacional de Imunização (PNI). “Não é que não queremos vacinar os educadores que trabalham nas academias, mas estamos seguindo as orientações do PNI que estabelece as normas da vacinação de acordo com orientações do Ministério da Saúde”, afirma.
A vacinação segue orientações e controle do PNI que faz um controle muito rígido, existe outro interno da secretaria e também mais do PNI estadual, ressalta o secretário ao enfatizar que as doses da vacina não ficam armazenadas e toda vez que chegam ao município a campanha é iniciada imediatamente.
“Quero convidar todos os idosos de 72 anos para irem ao lado do Teatro dos Náuas para tomar sua vacinação primeira dose e os que já tomaram a primeira dose para tomar a segunda dose e também os profissionais de saúde que ainda não tomaram sua primeira dose. Nossa equipe está aguardando porque a imunização é a nossa única alternativa”, disse o secretário.
O Dr. Agnaldo Lima agradeceu a população de Cruzeiro do Sul que está acatando as orientações de segurança, ficando mais em casa, usando a máscara e com isso faz um papel fundamental para se diminuir o número de pessoas infectadas. Cruzeirenses, muito obrigado pela contribuição social que estão dando nesse momento”, finaliza.
Segundo o secretário além do problema da falta de profissionais na região, que já um grande desafio que deixa os que atuam saturados e cansados na luta pela vida ainda se vê líderes com questionamentos fora da ciência que prejudica o trabalho do sistema de saúde pública com retóricas que não trazem nenhum benefício.
“Quero pedir aos profissionais da saúde que estejam cansados e saturados neste trabalho desgastante de preservar vidas para que tenham um fôlego maior porque a nossa população precisa. O guia do profissional da saúde é a ciência e quero fazer o meu reconhecimento aos nossos profissionais que trabalham em Cruzeiro do Sul, na região e no Acre”, finaliza.