Na ocasião, o secretário municipal de Turismo, Aldemir Maciel, que também responde pela pasta de Cultura, afirmou que os dois segmentos estão interligados e que a Prefeitura de Cruzeiro do Sul busca organizar a retomada do processo de incentivo ao turismo pós-pandemia. “Quando você trabalha a cultura de uma região, você trabalha também o turismo. Os nossos grandes eventos culturais fortalecem o turismo, fortalecem a economia e trazem as pessoas para conhecer uma região que é linda”, ressaltou.
A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Siane Grandidier, explicou que desde a criação em 2016, o órgão trabalha no fomento e fiscalização de projetos, além de realização de eventos. Ela disse que o momento é de busca por apoio e recursos. “Sabemos que como nós temos um potencial de turismo muito grande no Acre, com essa concentração turística que é nossa base do Vale do Juruá, então viemos expor essa importância que temos, até mesmo para alavancar a nossa economia”, disse.
Diante das demandas apresentadas, Rocha esclareceu que já entrou em contato com a Fundação Elias Mansour (FEM) e que também acionará a Secretaria Estadual de Educação para viabilizar o apoio para a construção de um plano de cultura para a região. “Nós temos aqui na região do Juruá um potencial turístico gigantesco no etnoturismo, no turismo ambiental e ecológico, no turismo religioso e em outros ramos do turismo e que precisam ser explorados e vendidos para o Brasil e o mundo”, enfatizou.
Ele destacou que já participou de eventos culturais como o Festival Yawa e que estas são ocasiões em que se pode encontrar turistas de todo o mundo. “Então nós precisamos fortalecer o turismo. É uma indústria limpa, uma indústria que gera muitos recursos para o estado e nós temos na região do Juruá um potencial muito grande a ser explorado ainda”, finalizou.