O vereador Gilmar da Saúde (PDT), na tribuna da Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira (11), cumprimentou os vereadores e a galeria na pessoa do Agente de Endemias Freitas, dos sindicalistas e todos os presentes e agradeceu à Deus por mais uma oportunidade de estar na tribuna para defender os direitos da população.
“O mês de maio é importantíssimo do nosso ano que tem várias datas comemorativas – Dia do Assistente Social, Dia das Mães, Dia do Enfermeiro, Dia do Técnico de Enfermagem – e aproveito para me congratular com os enfermeiros pela data comemorativa neste dia 12 de maio e parabenizo todos os enfermeiros do Estado do Acre pelo seu dia porque mesmo com todas as dificuldades e o medo de levar a Covid para sua casa tem atendido a nossa população”, destaca.
O vereador informou aos demais vereadores que no Dia das Mães, comemorado no último domingo, das oito ocorrências policiais do final de semana, quatro foram contra as mães ao enfatizar que a Câmara Municipal precisa refletir e realizar audiências públicas nas comunidades contra esse nível de violência contra as mulheres e principalmente contra as mães.
Em seu discurso Gilmar da Saúde destacou e agradeceu também a presença dos sindicalistas Adauto, representante do Sintesac, estadual, Jairo do Sindsaúde, municipal e Zuila, do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, municipal, que são sindicalistas atuantes e de muita garra que defendem os interesses das suas categorias.
“Em 2018 já trouxe para esta tribuna em três oportunidades o debate da questão do piso salarial nacional dos agentes de Comunitários de Saúde e de Endemias que o governo Federal aprovou e como não podia pagar de uma vez só escalonou, iniciando em 2019, 2020 e 2021 e está repassando os recursos aos cofres das prefeituras”, disse.
Gilmar comemora que o projeto do Executivo para regulamentar a pauta do piso salarial chegou na Câmara Municipal nesta terça-feira para ser apreciado pelos vereadores num reconhecimento válido e pediu aos vereadores para aprovar o projeto que dá reconhecimento aos verdadeiros heróis que são os trabalhadores da saúde.
“Vemos os índices da dengue e da malária com redução de quase 90% em relação ao ano passado, isso graças ao trabalho desses profissionais que neste período da pandemia não puderam ficar em casa para se proteger do coronavírus. A pandemia mostrou coisas ruins, mas também coisas boas como a de que os profissionais da saúde são verdadeiros heróis”, disse.
Gilmar da Saúde registrou que no dia quatro de março, após reunião com o Sintesac , Sindacs e Sindisaúde foi apresentado um requerimento ao prefeito Zequinha Lima e ao secretário Municipal de Saúde, Dr. Agnaldo Lima, pedindo o cumprimento das portarias 3.317 e 3.278 que regulamenta o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.
“Peço esse carinho dos vereadores na apreciação deste projeto até porque os recursos são garantidos pelo governo Federal. Agradeço a Deus pela oportunidade e fico emocionado em defender os interesses desta classe dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias profissão que comecei minha vida de trabalho”, destacou o vereador.
Gilmar da Saúde lembra que começou sua jornada na saúde como Agente Comunitário de Saúde, função que exerceu por cinco anos com muita dignidade, posteriormente exerceu a função de Técnico de Enfermagem por mais 10 anos e agora é enfermeiro há nove anos ao parabenizar todos os sindicatos nas pessoas dos sindicalistas Adauto, Zuila, Freitas e Jairo.
“Que Deus possa abençoar cada vez mais os nossos políticos de Cruzeiro do Sul, que com certeza foram constituídos por Deus. Não nasci enfermeiro, mas me sinto extremamente feliz por ter dado a minha contribuição para que esse projeto chegasse a esta Casa Legislativa para ser apreciado e aprovado pelos vereadores”, finaliza.