Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de novembro de 2024 09:31

Vereador Antônio Cosmo faz prestação de contas de viagem aos rio Valparaiso, Mirim e Juruá e diversos pedidos para atender as comunidades

cosmotribunaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa900

O vereador Antônio Cosmo, na tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na sessão da última terça-feira (14), depois de saudar os vereadores e as pessoas que estavam presentes agradeceu a Deus por mais uma oportunidade de discutir os interesses da população depois de um feriado e de uma agenda na zona rural.

“Estive visitando os Rios Valparaíso, Mirim e Juruá e naturalmente nesta época de verão as pessoas que residem nestes lugares tem uma grande dificuldade de chegar em Cruzeiro do Sul porque necessitam de combustível, gasolina no Brasil e em Cruzeiro do Sul está com um preço está um absurdo”, reclamou.

Cosmo destacou que recentemente 20 litros era R$ 100,00 e agora é quase R$ 200,00 e além do custo do combustível os rios que estão secos ficam cheio de pau e muitas vezes é preciso sair da canoa, tirar o motor e poder atravessar para o outro lado e se pode ver a dificuldade das pessoas que residem na zona rural.

“Hoje está muito diferente do passado quando se fazia um planejamento com o salário e agora tem que colocar três vezes mais de recursos e fica muito difícil para aquelas pessoas que residem nos rios que falei tem muita dificuldade e por isso sempre me proponho de ir lá para saber dos problemas para trazer para dar conhecimento as autoridades”, disse.

Segundo o vereador há vários anos ele faz essas viagens ao ressaltar que a Câmara Municipal, através dos seus vereadores tem chegado nos lugares mais difíceis e distantes e atuado para os que mais precisam para encurtar a distância entre o Executivo e com os pedidos para solução dos problemas as famílias são beneficiadas.

“Nessa linha de raciocínio quero apresentar alguns ofícios ao Executivo Municipal, não faço ao Estadual porque naquelas comunidades não há nenhuma ação, mas reconheço o trabalho do governo do Estado que reformou todas as escolas do Rio Liberdade. Tenho que criticar, mas agradecer quando a situação é favorável as comunidades”, disse.

Anteriormente fiz alguns pedidos por aquelas comunidades e fui atendido pela Secretaria de Educação que construiu poços artesianos em todas as escolas das comunidades Aldeota, Cachoeira do Açaí e Monte Cristo foram feitos mais três poços artesianos e todas as escolas do Mirim tem água tratada para atender os alunos.

“Quero pedir para que seja feito um sistema de água com caixa d’agua na comunidade Cachoeira do Açaí onde foi feito o poço, mas não tem a caixa e o sistema de distribuição de água. Outro pedido é para colocar uma canoa ambulância para atender pessoas que trabalham de sol a sol e as vezes precisam ser socorridas”, enfatizou.

Segundo Antônio Cosmo é muito difícil transportar uma pessoa durante a noite por exemplo, sendo necessário ampliar esse programa das canoas ambulâncias para as comunidades Santo Antônio, na parte de baixo, pois a  única canoa fica na parte de cima na prainha 2 e tendo uma na comunidade de baixo vai facilitar o atendimento das pessoas.

“É preciso outras canoas para os rios Liberdade, afluente Forquilha que em 37 famílias porque as vezes o motorista da canoa está na cidade com um doente e quando retorna já tem outro doente para transportar sendo necessária a ampliação”, disse ao destacar também a necessidade de ampliação do sistema de água”, disse.

Em seu discurso Cosmo observou que foi construído um poço artesiano para 20 residências, mas agora tem 40 residências e que na comunidade Simpatia precisa fazer o sistema de água porque a caixa d’agua está danificada em razão do uso e não tem como consertar e que conversou com o prefeito e ele pediu para oficializar para tomar as providências.

“No Simpatia é preciso ainda a melhoria do sistema de energia elétrica e que um técnico da prefeitura possa ir na comunidade e fazer o atendimento. Nossa função é trabalhar e reivindicar para quem mais precisa e esse parlamento tem dado conta do recado, trabalhando para cuidar das pessoas e principalmente daquelas que menos tem”, finalizou.