Cruzeiro do Sul, Acre, 25 de novembro de 2024 15:29

Vereador Clerton Souza apresenta Ante Projeto de Lei para criar Programa de Experiência do Primeiro Emprego para alunos do Ensino Médio

clertonsouzamelhor 900

Ao Secretário de Obras o vereador pede a manutenção para campinho no Remanso

O vereador Clerton Souza (PSD), na tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na sessão desta última quinta-feira (25) iniciou seu discurso cumprimentando os vereadores, os funcionários, assessores, imprensa, o presidente do bairro do Remanso, José Maria, presente na galeria e que já merece o reconhecimento da Câmara pela transmissão da boa mensagem que faz do trabalho dos vereadores.

“Quero iniciar meu discurso fazendo um pedido que para muitos as práticas esportivas podem não ser prioridades e não valorizam esse entretenimento e esporte. Hoje estive no bairro do Remanso visitando a convite dos moradores um campinho de futebol, espaço que os moradores utilizam para jogar seu futebol e precisam de abrir um córrego na lateral esquerda do campo”, disse.

O vereador pediu a Mesa Diretora para encaminhar um pedido ao Secretário de Obras para mandar uma máquina retroescavadeira no campinho que fica na Rua Antônio Carlos de Lima para fazer um trabalho de contenção e abrir um córrego na lateral esquerda do campo para evitar que a água emposse no meio de campo e possa também se possível disponibilizar uma camada vegetal melhorar o campinho”, solicitou.

Clerton Souza destacou que tem certeza que o secretário Josinaldo vai atender o pedido porque ele tem atendido outras demandas e também porque o esporte melhora as condições de saúde, inclusive os vereadores estão precisando praticar esportes a destacar que é um campinho muito movimentado que fica quase na beira do rio.

Em seguida o vereador Clerton Souza pediu atenção dos vereadores para a apresentação de um Anteprojeto de Lei 001/2021, que dispõe sobre o Programa do Primeiro emprego para alunos do Ensino Médio do município ao lembrar que o governo do Estado tinha uma política de ofertar estágio nas repartições públicas que atendia mais de 1 mil jovens, mas foi paralisado e essas políticas hoje não existem mais.

“Falamos de oportunidade para a juventude, quero continuar o debate sobre políticas públicas para a juventude porque temos uma geração que não teve oportunidade, foram dois anos de pandemia. O Departamento da Juventude do governo do Estado ficou dois anos sem ninguém e o governador agora nomeou o Caio, que é um jovem muito dinâmico. Espero que o governador dê as condições para ele desenvolver um trabalho na capital, mas  também no interior dos 22 municípios onde os jovens estão ociosos por emprego”, enfatiza.

Na justificativa da apresentação do ante projeto de Lei Clerton Souza lembra que quando um jovem bate na porta de um empresário para pedir um emprego ele pede a experiência profissional, mas o jovem não tem essa experiência.

No seu discurso Clerton Souza lembrou também que quando trabalhava no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), do caso de um garoto que vendia balinha na rua e ninguém conseguia tirar ele da rua porque era dali que ele tirava seu sustento e ele deu uma ideia ao juiz para conseguir um estágio. O empresário Tião Cameli deu uma oportunidade de emprego para ele que saiu das ruas e até hoje é funcionário da empresa Construacre.

“Peço que o Poder Executivo analise com carinho esse Ante Projeto porque Milhares de jovens estão em busca de um emprego, pensei nesse formato de projeto para a prefeitura do município possa fazer uma parceria com as empresas oferecendo um atrativo ao empresário para absorver o jovem na sua empresa para que possa ter seu dinheiro para comprar seu celular e pagar o seu x-tudo no final de semana”, ressalta.

Ao finalizar Clerton destacou que se for aceita a proposta a contratação dos jovens deverá ser por edital para que todos possam concorrer as vagas.