Na tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na sessão desta terça-feira (09), o vereador Clerton Souza (PSD), depois de cumprimentar os colegas vereadores, funcionários da Casa, assessores, imprensa e as pessoas que prestigiavam na galeria aproveitou para agradecer à Deus por mais uma sessão para trabalhar em prol da população cruzeirense.
“Quero iniciar um debate e peço apoio dos vereadores, principalmente dos mais jovens. A gestão municipal tem se organizado em diversos setores, já temos a coordenadoria da Mulher, representantes Indígenas, se criou uma coordenação de Políticas Públicas da igualdade racial, mas sinto falta de políticas públicas voltadas para a nossa juventude”, afirmou.
Clerton Souza lembrou que a juventude foi tema de debate na construção do plano de governo do prefeito Zequinha Lima para que a prefeitura tivesse essa preocupação uma vez que o governo do Estado não está fazendo nada e que ele já conversou com o prefeito e o vice-prefeito para que se possa criar uma coordenação de políticas públicas da juventude.
“Estamos perdendo jovens para o tráfico e criminalidade. Sinceramente há mais de cinco anos não vejo movimentação nem do Estado, nem do município. É preciso diagnóstico real do que acontece, as oportunidades de emprego, saber se o filho do pobre está tendo a oportunidade na universidade e acesso a educação de qualidade”, ressalta.
O vereador mostra sua preocupação ao enfatizar que muitos jovens, homens e mulheres estão cumprindo penas alternativas, usando drogas, sendo internados em casas terapêuticas e falta atenção dos poderes com uma política de esportes, envolvendo música, evangelismo ao reclamar que tanto o Estado quando o município precisam agir rápido.
“Ai de nós se não fossem as igrejas, os grupos de louvores, as pastorais, as academias que envolvem os jovens com grupos de danças, além da turma da capoeira, campos de futebol mas apenas uma pequena quantidade de jovens consegue vagas nessas academias, no conservatório e no Ceanom. Precisamos puxar esse debate para a Câmara Municipal”, alerta Clerton.
O parlamentar informa que estará nesta sexta-feira próxima sentando com o responsável pela pasta no governo do Estado, em Rio Branco, ao lembrar que a Secretaria da Juventude do governo do Estado está há mais de dois anos vaga depois do pedido de exoneração do filho do senador Márcio Bittar que era o responsável pela pasta que ficou vazia.
“Agora, mês passado o governador nomeou outro jovem da universidade, um menino bacana, cheio de ideias e já marcamos uma conversa. Espero que o governador dê as condições para que ele possa andar pelo Estado e absorver os talentos de jovens que temos em Cruzeiro do Sul e nos municípios”, disse.
Clerton destaca também que nas próximas sessões estará conversando e mobilizando alguns jovens para trabalhar a criação do Conselho Municipal da Juventude e buscar a gestão para criar um setor que oportunize a juventude, a exemplo do turismo, da mulher e do indígena e que será necessário algo para que se possa dialogar sobre vários temas.
“É preciso dialogar com a gestão permanentemente sobre esse tema. Gravidez na adolescência é um problema sério, não dá para ver uma jovem precocemente dando luz outra criança, pois a gravidez causa muitos problemas. Vemos jovens usuários de drogas, felizmente temos o Proerd, mas o município tem que contribuir”, disse.
Segundo Clerton com a criação do Conselho da Juventude será preciso inserir a gestão para que o jovem possa ter uma assessoria, coordenação ou setor que todos os dias pense políticas públicas para a juventude e oportunizá-los com o empreendedorismo. “Eles sabem fazer unhas, sobrancelhas, cozinhar, artesanato, maquiagem. É preciso trabalhar o empreendedorismo para a juventude. Muito obrigado”, finaliza seu discurso.