O vereador Clerton Souza (PSD), vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na sessão de terça-feira (11), depois de cumprimentar os colegas vereadores saudou a galeria nas pessoas do sindicalista Jairo e do subsecretário de Cultura e presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ney, presentes na sessão.
Clerton Souza destacou a visita feita ao Centro Socioeducativo do Juruá, do Instituto Sócio Educativo (ISE), a convite do diretor Angenor Correia, que realiza um trabalho de inclusão social, ocasião em que foi inaugurada uma biblioteca e uma escola de informática para jovens que cometeram ato infracional, mas estão tendo uma nova oportunidade, inclusive com cursos profissionalizantes.
“Me emociono porque trabalhei diretamente com medidas socieducativas. A violência não pode ser combatida com violência, mas através de educação, acesso à cultura e ao esporte e oportunidade no mercado de trabalho e aqueles jovens quando saírem vão com certeza ter uma profissão para serem incluídos no mercado de trabalho”, destaca.
O vereador destacou também a eficiência do trabalho do ISE ao lembrar que na semana passada entregou ao diretor da unidade uma Moção de Aplausos concedida pela Câmara Municipal pelo trabalho que tem dado um bom resultado. “Para se ter ideia há três anos atrás o ISE, que se torna um modelo para o Brasil, tinha 92 jovens encarcerados e atualmente, resultado do trabalho, tem apenas 16 jovens”, disse.
Ao destacar o trabalho da Secretaria de Assistência Social Clerton Souza lembrou que na semana passada fez um pedido para que o serviço de abordagem social fosse reiniciado e imediatamente o Centro de Referência de Especializado em Assistência Social (CREAS) colocou na rua Assistentes Sociais, Psicólogos e educadores para atender a população de rua.
“Quero agradecer ao subsecretario Ney pelo levantamento feito das quadras de esportes e espaços culturais e esportivos sociais para que seja levado ao prefeito e depois da pandemia os espaços sejam recuperados para que a juventude tenha sua quadra, sua pista de skate, jogando sua capoeira, futebol, voleibol que é um trabalho também educativo e de saúde”, disse ao parabenizar que mesmo na pandemia tem cobrado dos poderes solução para os problemas da comunidade.