O vereador Clerton Souza, vice-presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, usou a tribuna na sessão da última quinta-feira (07) para inicialmente saudar os colegas vereadores na pessoa do presidente Franciney Freitas, cumprimentar os jornalistas pelo Dia do Jornalista e as pessoas que assistiam na galeria em nome do atleta maratonista Nei e do Mestre de Obras, João da Obra.
Em seguida Clerton Souza fez a leitura de uma carta aberta do atleta Nei que, além de corredor da região é incentivador do esporte e busca apoio para participar de mais uma corrida fora do município de Epitaciolância, no dia 15 de maio para representar o Juruá na corrida e tem incentivado a nova geração e recebeu na sessão na Câmara Municipal a homenagem do vereador pelo trabalho de recuperação de pessoas.
Clerton Souza destacou ainda uma situação que presenciou em frente ao supermercado Super Econômico onde um cadeirante que lutava para se locomover e na calçada das lojas não tem condição de acessibilidade porque os carros estacionam em cima da calçada momento que solicitou da Secretaria de Transporte e Trânsito e de Obras uma avaliação da situação.
O vereador informou que não existe espaço para os cadeirantes porque os carros estacionam na calçada das lojas e pediu que a Secretaria de Trânsito verifique a questão da acessibilidade dos cadeirantes ao enfatizar também que as aulas do Campus Floresta, da Universidade Federal do Acre (UFAC) e do Instituto Federal do Acre (IFAC) que estão localizados muito distante do centro da cidade iniciaram.
“Tive dificuldade quando meu irmão começou seu curso universitário. Muitas famílias não tem condição de pagar o valor da passagem diária de ida e da volta. Estou conversando com o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) que informou de uma lei federal, sancionada no dia 05 de junho, que garante o direito aos universitários usarem os ônibus escolares para fazer o percurso”, ressaltou.
O vereador destacou ainda que com a sansão da lei as prefeituras não são mais proibidas de transportar os universitários nos ônibus escolares sendo necessário fazer uma cooperação técnica para que eles usem o transporte privado e a passagem fique pelo menos pela metade. “O certo é zerar esse custo, principalmente para os que moram nas vilas Santa Rosa e São Pedro”, avalia.
Ao finalizar seu discurso o vereador Clerton Souza fez um agradecimento ao senador Sérgio Petecão que garantiu recursos, através de emenda parlamentar, para a ampliação do Restaurante Universitário (RU).