Cruzeiro do Sul, Acre, 15 de janeiro de 2025 06:54

Vereador Elter Nóbrega destaca manifesto de professores e volta das atividades do Centrim

eltertarde900

O vereador Elter Nóbrega, usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão da última terça-feira (18), inicialmente para destacar sua presença em manifestação dos servidores da Educação que há algum tempo estão sem aumento de salário por conta da legislação federal da pandemia e ainda de cortes de aulas complementares que são uma renda extra.

“Lecionei 10 anos da minha vida e sei da importância da renda extra. Os professores estão extremamente extenuados, vivendo um momento com despesas diferenciadas, muitos tiveram que comprar computadores e celulares com valores elevados para ministrar suas aulas e fazer um trabalho de qualidade e falta um apoio do governo do Estado do Acre”, ressaltou.

O vereador destacou que atendeu convite do Sindicato dos Servidores Municipais para reunião com o secretário de Articulação Política, José Maria e de Administração, João Pereira, que receberam de boa vontade os representantes de sindicatos para tratar de demandas das classes momento que agradeceu a atenção dos secretários.

“Dificilmente todos os pleitos dos servidores serão atendidos plenamente, é uma luta continua que não para e que cada vitória é mais uma pedrinha que se coloca para construir o caminho. Quero registrar a boa receptividade dos secretários e do prefeito Zequinha de Lima de valorizar e dar atenção para essas demandas dos servidores”, disse.

O teto da previdência dos servidores municipais, que estão tendo problemas no momento da sua aposentadoria, foi outro assunto tratado pelo vereador Elter Nóbrega que ressaltou que dificilmente o servidor se aposenta com o valor do seu salário sendo necessária uma atenção para fazer a migração para uma previdência privada.

“A Previdência do Estado do Paraná é gerida pela BrasilPrev e precisamos fazer um encaminhamento para que os servidores possam ter uma aposentadoria digna. Hoje, as pessoas vão se aposentar com 10 ou 12 anos há mais e com um salário bem menor. Estamos trabalhando nessa parte para resolver determinados problemas que estão acontecendo”, explica.

Elter Nóbrega mostrou sua preocupação com o trabalho dos vereadores que muitas vezes tem dificuldade de ser reconhecido ao comentar sobre uma matéria jornalística as diárias pagas ao prefeito e avaliou que não há nada de irregular porque o prefeito sempre viajou para resolver problemas do município.

“Fui servidor do Banco do Brasil e viajei com diárias para custear despesa e acredito que o prefeito nunca saiu daqui para passear. Os vereadores Keleu e Gilmar foram a Rio branco trabalhar e é muito justo receber as diárias. Não se pode viajar e ficar numa espelunca ou debaixo da ponte”, avaliou o vereador.

Ao destacar que a gestão do prefeito Zequinha Lima gastou cerca da metade do que gastou a do ex-prefeito Ilderlei Cordeiro o vereador avalia que a imprensa precisa ter mais cuidados com suas informações para que saibam o que está acontecendo na realidade para não fazer sensacionalismo que é uma coisa muito perigosa e destrói reputações.

Ao concluir o vereador solicitou envio de ofício ao secretário de Saúde, Dr. Agnaldo Lima, verificar uma reclamação o Posto do bairro do Remanso por conta da recontratação do fonoaudiólogo que ainda não foi contratado e outra sobre o grande transtorno causado pelo fechamento do Centrim que atende cerca de 70 crianças autistas.

“O serviço ficou de retornar no mês de abril, mas até agora não retornou, esse é um trabalho que precisa ser mantido e melhorado ainda mais. Vou fazer essa indicação ao Secretário Municipal de Saúde porque a comunidade precisa deste trabalho e vamos cobrar juntos”, disse ao se despedir da tribuna.