O vereador Elter Nóbrega (PROS), na tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na sessão desta quinta-feira (10), informou aos vereadores que esteve na Secretaria Municipal de Educação (Semec) para tratar do Programa Municipal de Educação que será implementado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul nos próximos 10 anos.
“País nenhum evoluirá sem educação de qualidade e precisamos primar pela melhoria da educação no nosso município e a Câmara Municipal pode colaborar muito com esse plano que está bem estruturado e tem professores e gestores de muita qualidade e dedicados para que seja implementado e cumpra seu objetivo”, disse.
Outro assunto apresentado pelo vereador Elter Nóbrega foi a preocupação com a situação das cirurgias eletivas da Maternidade de Cruzeiro do Sul que estão paralisadas e depois de uma solicitação dos vereadores ficou acertado com a direção da unidade que retornaria no início deste mês de junho e infelizmente nenhuma cirurgia foi realizada.
“Quero expressar minha preocupação com essa situação do retorno das cirurgias eletivas pela Maternidade de Cruzeiro do Sul. O vereador Zaldo trouxe esse debate para a Câmara Municipal porque ele sabe de pessoas que estão necessitando de atendimento, mulheres sangrando e necessitando de cirurgias, mas nenhuma foi realizada.
“É muito triste ter que fazer essa crítica, mas é necessária porque representamos a população e se não tomarmos essa iniciativa as mulheres vão continuar sofrendo. Acredito que agora o único mecanismo que poderemos fazer é uma denúncia no Ministério Público e fazer o acompanhamento do resultado”, disse.
Em aparte o vereador Gilmar da Saúde destacou que no dia 14 de abril a Câmara Municipal encaminhou uma comissão à Secretaria de Estado de Saúde, em Rio Branco, onde foi garantido o retorno das cirurgias eletivas. “Muitas mulheres que estão com problemas já perderam, inclusive, maridos e empregos pelos problemas de saúde devido a falta das cirurgias”, afirmou.
“Me sinto extremamente envergonhado com essa situação, lamento profundamente esse descaso do governador com a situação das mulheres de Cruzeiro do Sul porque ele é um cruzeirense e como não resolveram vamos buscar outros meios para resolver essa situação do retorno das cirurgias eletivas”, afirmou.
O vereador destacou também que em breve vai propor uma audiência pública para tratar da privatização do Depasa porque o governo tem interesse em fazer essa privatização. “A situação é clara, sucateia o serviço público para depois entregar à iniciativa privada”, finalizou.