O vereador Elter Nóbrega, usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira (08), para cumprimentar o presidente, vereador Franciney Freitas, demais colegas vereadores na pessoa do vereador Zaldo Mototáxi, do seu partido e as pessoas da galeria na pessoa da Camila Lima, representante da Associação Nacional de Fibromialgia e da professora Celene Lourenço e seu esposo que estão sempre presentes.
Ao destacar seu retorno aos trabalhos legislativos depois da Covid o vereador informou que passou pelo tratamento de forma tranquila e sem maiores gravidades, mas alertou que foi um momento de passar novamente pela doença e que se percebe que a pandemia não passou, a doença volta, mas de uma forma menos grave.
“Quero cumprimentar o colega vereador José Biliart, da Câmara Municipal de Porto Walter que nos visita. É preciso entender que não tem como baixar a guarda com a doença e que é preciso debater o decreto municipal do prefeito Zequinha Lima para saber como o parlamento vai atuar para que a população tenha consciência da seriedade do problema”, disse.
O vereador Elter destacou que junto com os vereadores João Keleu, Zaldo e Mazinho da BR participaram representando a Câmara Municipal, no mês passado, do lançamento do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) ao avaliar que a população que cobra no dia a dia a manutenção das ruas e da iluminação pública precisa ter a obrigação de manter o pagamento dos impostos em dia.
“Mais de 70% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) está atrasado num percentual muito alto. Apelo que a população tenha consciência disso porque para cobrar é preciso cumprir com o pagamento dos impostos. A taxa do lixo considero irrisória, mas o UPTU é um imposto que pode garantir uma boa condição de trabalho ao prefeito”, afirma.
Outro assunto abordado pelo vereador do PROS na tribuna da Câmara foi com referência a lei da produtividade dos servidores municipais que felizmente teve seu decreto revogado pelo prefeito Zequinha Lima depois de debates com o Sindicato dos Fiscais porque a sociedade não estava mais aguentando tanta reclamação e abusos.
“O vereador Antônio Cosmo que está nesse parlamento há mais tempo sabe que essa produtividade não deu certo com os prefeitos Vagner Sales, Ilderlei Cordeiro e nem agora com prefeito Zequinha Lima. As pessoas estavam recebendo o triplo do salário, abusando e onerando os cofres do município. Como estava acontecendo era um abuso”, disse.
Em relação aos fiscais de trânsito Elter Nóbrega enfatizou que havia uma reclamação muito grande da população contra abusos dos fiscais de trânsito que não podem participar de produtividade só geravam problemas à população e a própria prefeitura ao solicitar a Mesa Diretora para reforçar uma indicação ao Secretário Josinaldo Batista para fazer uma manutenção nas calçadas da escada da Escola José.
“Os alunos estão passando riscos porque quando a calçada está com problemas eles andam nas ruas e vou conversar com o prefeito e com o secretário para que coloquem como prioridade aquelas calçadas”, disse ao solicitar também uma pavimentação asfáltica da travessa Santa Terezinha num espaço curto que vai beneficiar uma grande quantidade de moradores.
Ao finaliar sua participação da sessão o vereador Elter Nóbrega apresentou um pedido de Moção de Condolências à família da professora Carla Simone Alves Maciel, filha do professor Siqueira, que faleceu no mês de janeiro e foi uma professora que dedicou sua vida a Educação e pode se até dizer que ela faleceu por problemas da profissão porque zelava muito pelo trabalho e teve um AVC e não conseguiu superar, mas foi uma profissional de primeira linha.
“Peço outra Moção de Condolências a família do bancário Gerlândio Mendes de Oliveira, da Caixa Econômica, que morreu num acidente de trânsito onde o condutor passou por cima do rapaz que tinha uma vida toda pela frente. Não sei se o rapaz foi imprudente ou que foi. No mais estou muito contente por ter retornado as sessões depois de dois meses e vamos buscar fazer o melhor para a nossa população. Que Deus abençôe a todos”, finalizou.