O vereador Gilmar da Saúde (PDT), na tribuna da Câmara Municipal, na noite desta terça-feira (08), saudou os colegas vereadores em nome do presidente, vereador Franciney Freitas, imprensa, funcionários, assessores, o vereador da cidade de Porto Walter, José Biliart, Gilvânio e o presidente da União Municipal das Associações de Moradores (UMAM).
A representante da Associação Nacional dos Portadores de Fibromialgia (Anfibro) e Doenças correlacionadas em Cruzeiro do Sul, Camila Lima, que junto com Kétila Enes defendem as bandeiras de lutas de melhorias na assistência à saúde a pessoas portadoras da doença e da síndrome da dor mil facial ao destacar a presença de todos da galeria.
“Quero iniciar com a indicação 001/2022, na qual, após a malária, gripe e a Covid-19, que me abateram, retornei minhas visitas aos bairros para atender convites de pessoas ou morador para conhecer os problemas. Estive em alguns bairros e constatei que a prefeitura conseguiu colocar caixas novas de lixo, mas as pessoas, em alguns locais, não estão usando de forma correta”, disse.
Em seu discurso o vereador destacou que a prefeitura conseguiu trocar 60 caixas coletoras novas e algumas pessoas estão subutilizando colocando o lixo fora do local. Em outras comunidades, como na Rua Rio de Janeiro, ainda não tem a caixa coletora e onde tem, nas proximidades de uma distribuidora, no Bairro da 25 de Agosto, cabe apenas o lixo da empresa.
“Requeiro, através dessa indicação ao secretário Igoor Neves, uma caixa coletora para a Rua Rio de Janeiro, mais ou menos na metade da rua e outra para a comunidade Muniz. Visitei aquele local com o secretário e ele se comprometeu em colocar uma caixa coletora de lixo no local, bem como colocar a rua na rota de coleta do caminhão coletor”, disse.
Outro assunto apresentado pelo vereador Gilmar da Saúde na tribuna foi o Projeto de Lei nº 001/2022, que torna de Utilidade Pública a UMAM e as associações de moradores ligadas a ela. “Esse é o resultado de um estudo feito por mais de quatro meses para verificar a constitucionalidade do projeto baseado em várias jurisprudência”, disse.
Gilmar da Saúde apresentou ainda mais um projeto de Lei nº 002/2022, para criar o Dia D da Fibromialgia, elaborado e finalizado depois de cinco meses de estudo com apoio da Camila Lima ao agradecer o apoio para ajudar a entender melhor a Fibromialgia e a síndrome facial cujos pacientes convivem 24 horas com dores e não tem sono reparador.
“O Dia D é importante para a discussão e conscientização dos temas. Esse Projeto de Lei, idealizado em parceria com os vereadores Clerton Souza e João Keleu, um símbolo do trabalho em sintonia do gabinete dos vereadores realizado ouvindo as pessoas que sentem na pele a doença e terão ainda palestras, panfletagem e discussão do tema”, explica.
O vereador enfatizou que as vezes a pessoa mora ao lado do posto de saúde e só leva o filho para vacinar no dia D, não são todos, mas a pessoa só dá um abraço no pai no Dia dos Pais. “Esse projeto de lei dará também direito aos portadores da doença de usarem as filas preferenciais nas casas lotéricas, bancos e supermercados, pois as vezes pelas dores desistem do atendimento, disse.
Ainda sobre os portadores da Fibromialgia Gilmar explicou que são pessoas que sentem dor o dia todo, tomam remédios potentes para dor, tem ansiedade, seu sono não é reparador, a pessoa dorme e acorda cansada, além de ter dores nos músculos que não passam ao solicitar o apoio dos vereadores para a aprovação do projeto.
“Esse é o primeiro projeto de Lei coletivo baixado por três gabinetes de vereadores, feito em parceria ouvindo associações de quem sente o problema na pele e depois de várias reuniões e tenho certeza que em breve se tornará lei”, avalia.
Ao finalizar seu discurso Gilmar da Saúde fez um apelo à populaçao. “Não adianta a prefeitura colocar caixa de lixo se todos não colocarem o lixo no local adequado. Tive um desentendimento com uma pessoa adulta que ia jogar um saco de lixo dento do igarapé que passa nos fundos da casa dele, mesmo tendo uma caixa coletora a 100 metros da sua casa. Faço esse apelo a população que precisa fazer sua parte para termos uma cidade mais limpa para todos”, disse.