O vereador Gilmar da Saúde (PDT), na tribuna da Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira (04), depois de cumprimentar os colegas na pessoa do vereador Elter Nóbrega, funcionários da Casa e assessores e a imprensa, destacou que o ano está passando muito rápido ao enfatizar que durante o ano cada mês tem uma temática na questão de saúde.
“Infelizmente o brasileiro só busca os serviços preventivos nestes períodos. O outubro Rosa é um mês de conscientização das mulheres para a prevenção contra o Câncer de Mama e agora, no novembro Azul convidamos os homens a se prevenirem sobre o câncer de próstata que tanto mata no Brasil e em Cruzeiro do Sul”, disse.
Gilmar da Saúde alerta para a necessidade da população aderir a campanha porque na maioria das vezes só se procura atendimento quando a doença está em estado avançado. “A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza a campanha Novembro Azul e destaco que o Posto de Saúde da 25 de agosto estará fazendo atendimentos noturnos para atender os homens que não podem faltar um dia de trabalho”, enfatiza.
O vereador lembra que foi coordenador do Programa Saúde do Homem durante quatro anos ao alertar que o câncer de próstata é muito reincidente e fazer um convite aos homens cruzeirenses, principalmente que estão acima de 40 anos ao informar que o município dispõe do PSA que é o exame de sangue que facilita a identificação da doença.
“O câncer de próstata tanto mata no Brasil e também em Cruzeiro do Sul e infelizmente os homens ainda não buscam fazer os exames preventivos e um diagnóstico precoce, mas como representantes da população é nosso dever fazer essa informação e convidamos todos os homens a aderir a campanha do Novembro Azul”, disse,
Gilmar da Saúde destacou ainda uma reunião que participou com a secretária adjunta de Assistência Social para um diálogo com mulheres grávidas momento que foi feito um baby chá social para as gestantes que estão abaixo da linha de pobreza.
“O Creas atendeu exatamente as que mais precisavam e fiquei feliz em fazer uma explicação do fluxograma que elas irão passar na maternidade”, disse ao destacar que cada gestante presente recebeu um kit e também no momento foi realizado também um trabalho orientativo focando no planejamento familiar.
“Não dá mais nestes dias apara acreditar na história de que onde come um se come quatro. Esse é um ditado que não tem mais respaldo porque não tem como ficar fazendo filho de qualquer modo. Minha fala foi primeiro perguntando o nome delas e se a gravidez tinha sido planejada. Todas disseram que a gravidez não foi planejada”, ressaltou.
Gilmar da Saúde informou que uma das mulheres grávidas ainda estava com um bebê de 10 anos. “Precisamos ajudar as mulheres nesse planejamento familiar principalmente pela atual crise financeira e escassez de emprego. As mulheres beneficiadas foram, como fala o vereador Antônio Cosmo, aquelas que mais precisavam”, avalia.
O vereador destacou também uma visita feita na comunidade Muniz que vem crescendo a cada dia onde verificou que muitas vezes o poder público não acompanha o crescimento dos bairros e que ele constatou que uma rede de energia elétrica feita para atender 10 famílias agora atende 40 famílias sendo necessário a Energisa acompanhar o crescimento urbano.
“Da mesma forma uma rede de energia feita para atender 10 famílias agora atende 40 famílias e o poder público não estendeu a rede de abastecimento de água ao lembrar que há 15 anos atras foi feita uma rede de abastecimento de água no bairro Santa Teresinha para atender 32 famílias e agora atende mais de 300 famílias e o sistema não suporta mais”, enfatiza.
Ao finalizar seu discurso Gilmar da Saúde pediu que o poder público acompanhe mais o crescimento das comunidades, bairros, vilas, loteamentos e conjuntos habitacionais. “Agradeço a Deus por mais essa oportunidade, peço saúde para todos para vencer os trabalhos diários e também a pandemia”, finaliza.