Cruzeiro do Sul, Acre, 27 de novembro de 2024 05:41

Gilmar da Saúde destaca Projeto de Lei do Executivo que garante expansão do perímetro urbano e repudia agressão sofrida por enfermeira no posto de saúde

WhatsApp Image 2022-02-24 at 20.55.03

O vereador Gilmar da Saúde usou a tribuna da Câmara Municipal na sessão da última quinta-feira (24) para inicialmente cumprimentar os colegas vereadores em nome do presidente da Mesa Diretora, vereador Franciney Freitas, funcionários e assessores, a imprensa e as pessoas que assistiam a sessão na galeria.

“Agradeço em especial à Deus por estar oportunidade e a presença de todos muito nos honra”, agradeceu o vereador ao destacar que quem usa a tribuna depois dos outros as vezes fala sobre assuntos já discutidos aos destacar que a Câmara Municipal é uma Casa de debates e não uma igreja, pode haver divergências, mas sempre prevalece a democracia.

“Em relação ao Projeto de Lei que será apreciado que estava tramitando e o vereador Antonio Cosmo pediu vista para a equipe da gestão municipal explicasse sobre o perímetro, limites e benefícios. Realmente haveria a necessidade porque essa lei revoga outra de 2005, há 17 anos passados. Se num ano a cidade cresce, imagine em 17 anos”, ressalta.

Gilmar da Saúde lembra que areas que eram rurais já não são mais ao citar que os bairros Miritizal, Santa Teresinha e Boca da Alemanha estão todos povoados e questões com Energisa, Correios e serviços da prefeitura serão melhorados e que os dispositivos legais de isenção da população carente serão obedecidos.

“Mas, as casas das pessoas de melhor poder aquisitivo o projeto vem trazer a justiça tributário porque o dono da mansão pagava o mesmo imposto que o da casa simples”, disse ao solicitar a Mesa Diretora para enviar oficio ao Secretário de Planejamento para apresentar a lei à população observados as normas de segurança da Covid”, disse.

Com segunda da sessão Gilmar da Saúde destacou que os profissionais que puderam ficaram em casa na pandemia, mas os profissionais da saúde não puderam ficar em casa e fizeram um trabalho de cuidar da população com muito zelo, mas não foram reconhecidos e se preparam para greve porque o Estado não cumpriu com os acordos.

O vereador enfatizou ainda um triste episódio da agressão de uma enfermeira do Posto de Saúde Jesuíno Lins.

“Felizmente a agressão não causou danos maiores, apesar do tijolo pesar quatro quilos como foi pesado na delegacia. Então, as autoridades do município precisam garantir a segurança dos profissionais de saúde e repudio todo ato de violência em especial o caso da enfermeira do posto Jesuíno Lins”, disse.

A resposta da Secretaria de Infraestrutura do Estado referente a uma proposta protocolada pelo vereador Gilmar da Saúde em Rio Branco há duas semana para a construção de uma galeria de concreto armado na Rua Rio Grande do Norte, nas proximidades do shopping Copacabana, foi comunicada aos vereadores.

“Recebi a resposta da Seinfra informando da feliz notícia que está prevista uma revitalização na Avenida Coronel Mâncio Lima com a construção de uma galeria para pedestres, mas com a minha proposta está sendo feito um estudo para ampliar para carros, motocicletas e cadeirantes o que vai facilitar muito a vida da população”, disse.

Ao finalizar seu discurso o vereador Gilmar da Saúde fez duas indicações: a primeira aos Secretários de Obras e de Trânsito possa sinalizar e fazer um reparo emergencial numa cratera de grande profundidade perto da esquina da escola Marcelino Champagnat com a maior urgência para que se possa evitar um grave acidente.

Um reparo na Rua Alfredo Teles, perto da loja Rubinho Acessórios que precisa de reparos urgentes foi a outra indicação. “O período invernoso dificulta as ações, mas o local necessita um trabalho paliativo. Quando estava lá um morador criticou que era mais um vereador para bater foto no local, mas expliquei que era para pedir a solução do problema”.