Na última sexta feira (09), os sindicatos dos Enfermeiro(a)s do Acre – SEE, Sindicato dos profissionais Técnicos e Auxiliares de Enfermagem – SPATE e Sindicato dos Profissionais da Saúde do Acre – SINTESAC realizaram uma Assembleia Geral com participação dos enfermeiros e técnicos em enfermagem do quadro de servidores da Prefeitura de Cruzeiro do Sul.
Na pauta importantes discussões de interesse da categoria como, insalubridade, auxílio alimentação, abono COVID19, revisão do Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR), percas inflacionárias e valorização dos trabalhadores que estão há mais de um ano enfrentando a pandemia COVID19 e outras doenças não estão sendo valorizados.
Os trabalhadores convidaram o vereador Gilmar da Saúde (PDT) para a Assembleia momento que ele reforçou a importância de valorizar os profissionais que estão enfrentando a Covid-19 e outras doenças e com muito compromisso se expõem ao risco de se contaminarem e nem insalubridade recebem.
Os sindicalistas Venilson Albuquerque – SINTESAC, Alcione Daniela – SEE e Darlene Rodrigues – SPATE conduziram a Assembléia Geral e argumentaram que os profissionais da enfermagem estão exaustos, cansados, doentes e desmotivados e neste sentido, pedem um olhar sensível por parte da gestão municipal.
Os profissionais denunciaram que após visitas dos sindicalistas as Unidades Básicas de Saúde constataram falta de Equipamentos de Proteção individual (EPI), insumos de uso diário, material para atividades dos programas Saúde da Mulher (PCCU), precariedade ou nenhum material para curativo e exame de glicemia e déficit de profissionais.
Na conclusão da Assembleia Geral os profissionais deliberaram pela emissão de um documento ao Executivo Municipal dando ciência das irregularidades também a realização de um dia de paralisação de advertência no próximo dia 10 de agosto.