O vereador Gilmar da Saúde usou a tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul na sessão da última quinta-feira (26) e depois de vereadores, servidores e assessores, o subprefeito da vila São Pedro, demonstrou sua preocupação com a segurança dos trabalhadores da saúde do Estado que estão há 46 dias sem segurança nas unidades depois do encerramento do contrato com a empresa Protege.
“Médicos, enfermeiros e técnicos da Upa de Cruzeiro do Sul e da Maternidade trabalham com bastante medo pela falta de vigilantes. Em Rio Branco já houve um arrastão de bandidos na base do SAMU e sabemos que na Maternidade a maioria dos funcionários são mulheres. No plantão de ontem só tinha mulheres que estavam com muito medo”, enfatizou.
Gilmar da Saúde destacou que o vigilante, mesmo a empresa sendo contratada para proteção patrimonial o vigilante armado intimidava a malandragem e agora os funcionários estão com medo de acontecer assaltos e arrastões principalmente na troca de plantões. É um pré-anúncio e espero que não digam que o vereador Gilmar está adivinhando se acontecer alguma coisa ”, disse.
Gilmar da Saúde se solidarizou com os profissionais de saúde ao ressaltar que o problema não acontece no Hospital Regional do Juruá porque a Ansau, que administra o hospital, contrata a segurança e a falta do vigilante causa medo aos servidores principalmente no período da noite ao informar que um técnico de enfermagem já foi assaltado na saída do plantão.
“Quero pedir que seja enviado um oficio à Secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, pedindo providências para que com extrema urgência se resolva a situação da falta de vigilância nas unidades de saúde do Estado e outro ao comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Evandro Bezerra, para que possa amenizar a situação intensificando as rondas na UPA e na maternidade”, disse.
O vereador Gilmar da Saúde informou que esteve na comunidade da Boca do Môa onde recebeu pedido dos moradores para recuperação do ramal de acesso a comunidade e pediu para que seja enviado ofício ao Secretário de Obras com cópia para o prefeito para que seja realizado o serviço aproveitando o período do verão para resolver o problema.
Ao concluir seu discurso Gilmar da Saúde agradeceu ao secretário do Meio Ambiente, Igor Neves, que o acompanhou numa visita em três córregos obstruídos que com o início do período chuvoso podem gerar problemas à população ao enfatizar que nos córregos tinha inclusive carcaças de geladeiras e fogões.
“Pedi o apoio do secretário para resolver o problema da obstrução dos córregos, o secretário se comprometeu levar sua equipe para fazer a desobstrução e inclusive fazer um trabalho de orientação para que os moradores não joguem mais lixo no local pois se o poder público realizar os serviços e os moradores não colaborarem fica difícil. Que Deus continue nos abençoando com a saúde o maior bem nestes tempos de pandemia”, finaliza.