Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de novembro de 2024 01:24

Vereador Gilmar da Saúde se solidariza com pessoas do Val Paraíso, destaca audiências públicas e negociações salariais da saúde

gilmarsexta11 (1)900

O vereador Gilmar da Saúde (PDT), na tribuna da Câmara Municipal, na Sessão desta quinta-feira (11), saudou os vereadores, assessores, a imprensa e aos agricultores e amigos da comunidade Val Paraiso que estavam na galeria e vieram a sede do município para solucionar um problema das suas terras ao parabenizar o vereador Márcio da Farinha pela mobilização.

“Me solidarizo com a causa de vocês, estou a disposição e tenho sempre dito nesta tribuna que se a zona rural não planta e colhe a zona urbana não come, então os governos estadual e federal tem o dever de apoiar os produtores rurais para produzirem condição dos grãos e alimentos cheguem as casas”, ressalta.

Gilmar da Saúde destacou a presença na sessão do vereador de Rio Branco, Adailton Cruz, do PSB, um vereador atuante que em seu mandato não tem baixado a cabeça nem para o prefeito Bocalom nem para o governador Gladson e foi um dos motivadores da sua candidatura.

Outra presença destacada pelo vereador Gilmar da Saúde foi do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesac), Jean Lunier, que está em Cruzeiro do Sul junto com o vereador Adailton para mediar e acompanhar uma assembleia dos trabalhadores de saúde com a prefeitura para discutir melhorias e condições de trabalho.

“Quero dizer para os senhores que toda vez que virem esses dois homens junto saibam que está havendo alguma luta em prol dos servidores da saúde porque eles não vêm aqui para passear ou comprar farinha. Quando os servidores estiverem precisando com certeza eles estarão sempre mediando uma negociação com o prefeito ou governador”, enfatizou Gilmar.

O vereador destacou que a prefeitura está realizando uma série de audiências públicas para discutir as ações e planejar ações que serão tomadas pela gestão nos próximos anos. “Hoje foi com o setor da Educação e participei parcialmente, mas consegui deixar minha contribuição. É preciso aplaudir esse gesto da prefeitura de chamar os servidores para um planejamento do ano seguinte”, disse ao ressaltar que na audiência fez três propostas para capacitação dos servidores e profissionais da Educação.

Gilmar da Saúde destacou a necessidade de capacitação dos servidores para fazer frente a uma parada respiratória, engasgo e sugeriu ser oferecido conhecimentos de primeiros socorros aos professores e servidores das escolas para que estejam preparados para atuar em que situações que ocorrem no dia a dia.

“Minha proposta foi aceita e avalio que a Universidade Federal do Acre (UFAC) tem excelentes enfermeiros que podem fazer a custo zero capacitação. Aproveitando este agosto que se comemora o aniversário da Lei Maria da Penha fiz mais uma proposta para que as crianças sejam orientadas desde cedo de que não podem bater no colega, na namorada porque é muito mais fácil ensinar uma criança do que uma pessoa de 50 anos”, disse.

Outra proposta feita pelo vereador Gilmar da Saúde na audiência pública foi sobre a contratação de psicólogos e assistentes sociais para as escolas ao enfatizar que devido a pandemia muitos jovens estão com problemas psicológicos e no pós-pandemia esse problema aumentará ainda mais ao ressaltar que já tem lei que determina fornecimento desses profissionais nas escolas.

Gilmar da Saúde informou que depois de sair da audiência pública da Educação participou de uma assembleia dos profissionais de saúde do município que sob a liderança dos sindicalistas debateram e avaliavam uma proposta feita pelo Executivo devido a decisão de deflagração de uma greve caso a proposta não contemple os interesses da classe que no período da pandemia não fez seu serviço de forma remota.

“O trabalho dos profissionais da saúde é cuidar dos pacientes e aplicar vacina, por exemplo, não pode ser feito de forma remota. Neste tempo da pandemia eles só ganharam tapinhas nas costas e foram chamados de heróis, mas isso não é suficiente. Foi muito inteligente conceder 20 dias para o prefeito apresentar uma proposta e tenho certeza que ele vai reconhecer o trabalho dos profissionais evitando uma greve de imediato”, disse

Ao finalizar o vereador Gilmar da Saúde agradeceu ao sindicalista Jean pela negociação com a prefeitura ao agradecer a presença de todos que estavam nas galerias que serão sempre bem vindos para saber o que está sendo discutido para acabar com a máxima de que vereador não faz nada.

“Aqui cada um na sua área está sempre empenhado em melhorar as condições de vida do nosso povo e por fim parabenizo o vereador Adailton que na Câmara de Rio Branco votou contra uma Moção de Aplausos ao governador Gladson Cameli em respeito aos servidores da saúde pela forma que vem sendo tratados por esse governo”, finaliza.