O vereador João Keleu (Progressistas), na tribuna da Câmara Municipal, na sessão desta quinta-feira (10), solicitou à Mesa Diretora encaminhar oficio a Faculdade ITPAC, de Cruzeiro do Sul, para que informe quantas bolsas a Prefeitura de Cruzeiro do Sul tem e os nomes dos bolsistas do curso de Medicina.
Segundo João Keleu quando foi debatido o assunto na Câmara Municipal na gestão do ex-prefeito Ilderlei Cordeiro ficou acertado que as bolsas seriam para pessoas de baixa renda e mais carentes. A Casa relaxou, as aulas começaram e os vereadores não estão sabendo que são os futuros médicos e os bolsistas e peço Mesa Diretora pedir esse esclarecimento à faculdade.
“Queremos esse esclarecimento, agora não sabemos que são os bolsistas e Agradecemos pelas pessoas mais humildes que ganharam a bolsa, mas precisamos saber realmente o que aconteceu. Vamos checar para saber se realmente foi isso que aconteceu”, disse ao conceder um aparte ao vereador Elter Nóbrega.
“Quero pedir para que o senhor inclua nesse pedido para o setor financeiro da prefeitura e a de Saúde para saber se está sendo feito algum repasse em relações a esses bolsas porque se as pessoas que receberam as bolsas não atenderem os critérios exigidos a coisa fica grave e toma outra dimensão. Saber se está fazendo o repasse e quem são as pessoas beneficiadas”, disse.
Em aparte o vereador Leandro Cândido informou que a ITPAC fez recentemente a entrega do jaleco aos acadêmicos do curso de Medicina e naquele momento não foi apresentado os bolsistas e se tem bolsistas que era um convênio que seria feito para os bolsistas com um repasse do município.
“Será importante saber quantos são e quem são os bolsistas porque é muito cara a mensalidade. É muito importante que essa Casa seja informada de quantas bolsas foram dadas e os critérios. Não é uma faculdade barata e apenas os filhos dos que tem muito dinheiro é que estão estudando naquela faculdade de Medicina”, disse.
Ao finalizar sua fala sobre o assunto dos bolsistas João Keleu destacou que a sociedade precisa saber que os 14 vereadores estão antenados, ligados e tentando dar cada vez mais respostas para o povo. “Vamos esperar essa resposta para que a Câmara Municipal possa analisar essa situação”, afirma Keleu.
João Keleu abordou ainda sobre a situação que se deparou e avaliou que não deve acontecer no município de Cruzeiro do Sul de que a Energisa colocou os postes nos meios das calçadas que é um patrimônio onde foi gasto dinheiro público e eles simplesmente quebraram e colocaram os postes e agora impede um cadeirante de usar o espaço.
“Quero que o procurador possa averiguar, porque não é concebível o que a Energisa está fazendo. Recursos públicos foram gastos para a construção da calçada para que os pedestres usufruam e vem a Energisa e faz a implantação de postes em cima de calçada. Infelizmente em Cruzeiro do Sul estamos assistindo esse pesadelo. Esses postes tem que ser retirados e sugiro fazer uma lei para cobrar tributos dessa empresa”, finaliza.