Cruzeiro do Sul, Acre, 27 de novembro de 2024 19:38

Vereador Leandro Cândido pede que obras da Rua Chandless seja priorizadas no início do verão e que Secretaria de Saúde mantenha médicos nos postos de saúde nas sextas-feiras

leandro (1)

O vereador Leandro Cândido (Progressistas) usou a tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na sessão da última terça-feira (24), para inicialmente em seu discurso agradecer à Deus pelo dia que estava para se encerrar, cumprimentar o presidente Franciney Freitas, os demais vereadores na pessoa do vereador Elter Nóbrega e as pessoas da galeria.

“Quero de início solicitar da Mesa Diretora encaminhar um ofício ao Secretário Josinaldo Batista para que no início do verão coloque na programação de obras a Rua Chandless no bairro do Formoso, que não teve nenhuma obra em 2021 e também, no mesmo ofício, a pavimentação das ruas do bairro da Várzea que foram atingidas pela enchente”, disse.

Outro ofício foi solicitado ao senhor Rômulo Grandidier e ao senhor Dudé, do governo do Estado, organizadores oficiais da Expo Juruá 2022, para que contratem a mão de obra de jovens cruzeirenses desempregados para que tenham uma renda na feira agropecuária e não tragam de mão de obra de fora e usem a mão de obra dos próprios expositores do vale do Juruá.

“Estava falando com o secretário de Cultura Aldemir Maciel que vamos voltar, depois de dois anos, com o Festival de Farinha, uma exposição dos nossos produtores para que se use a mão de obra deles e dos jovens cruzeirenses da mesma forma da Expo Juruá. O desemprego é muito grande no nosso país para não seja apenas momentos de show”, disse.

Leandro Cândido informou que ouviu de um funcionário da saúde que a categoria iria entrar em greve, momento que concedeu aparte ao vereador Gilmar da Saúde que informou que está havendo negociações sobre o Plano de Cargos e Carreira que por motivo das reuniões terem sido adiadas os trabalhadores preparam paralização e possível greve.

“Isso me preocupa, vereador Gilmar. Estamos para defender o bem estar da população. Mas, na sexta-feira precisei apresentar uns exames meus, quando trago os assuntos é com conhecimento de causa, mas não encontrei nenhum médico nos postos de saúde porque nas sextas-feiras eles passam por capacitação do SUS”, enfatiza.

Ao finalizar seu discurso o vereador avalia que não é possível que isso aconteça porque o atendimento da UPA e do Hospital do Juruá são precários e distante e quando a população precisa procura primeiro o posto de saúde momento que solicitou seja encaminhado ofício à Secretaria Municipal de Saúde para solução do problema.

“A capacitação e o curso do Mais Médico e sempre é necessária, mas não dá para mandar todos os médicos. Encerro dizendo que isso não é falar mal da gestão ou da secretaria, mas os postos não podem ficar sem médicos, faz-se um revezamento porque quem paga é a população.  Peço que envie oficio a secretária de Saúde para solução do problema”, finaliza.