A Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul tem se destacado por sua proatividade nos primeiros 100 dias de trabalhos. De 14 a 18 deste mês de abril os vereadores Gilmar da Saúde (PDT), Clerton Souza (PSD), João Keleu (Progressistas) e Zaldo Mototaxi (PROS) estiveram na capital do Estado, Rio Branco, onde cumpriram diversas agendas de interesse do município.
Os vereadores de Cruzeiro do Sul participaram de reunião na Casa Civil, com o Secretário Flávio Silva e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Nicolau Júnior, onde reivindicaram diversas melhorias à população cruzeirense, inclusive priorização da vacinação contra a Covid para diversas categorias profissionais.
Na relação de priorização das categorias estão os profissionais da imprensa, Conselheiros Tutelares, da Assistência Social, doadores de sangue e os bancários, que trabalham na linha de frente em suas atividades. Melhorias dos ramais, retorno das cirurgias eletivas na Maternidade de Cruzeiro do Sul, apoio e autonomia ao Depasa no Juruá e aos artistas que não podem trabalhar em função da pandemia foram outras reivindicações feitas.
No Departamento Estadual de Água e Saneamento (DEPASA) os parlamentares do Juruá se reuniram com a diretora-presidente, Walesca, onde foi enaltecido o Programa Água para Todos que está perfurando poços artesianos para sanar o problema da falta de abastecimento de água no município e solicitada também maior autonomia ao órgão na região.
Na sexta-feira, 16, os vereadores cumpriram agenda com o governador Gladson Cameli e a Secretária Adjunta de saúde, Dra. Paula Marinho, durante a reunião trataram do detalhamento do retorno das cirurgias eletivas na Maternidade do Juruá, melhorias nos ramais, na saúde, no Depasa e na infraestrutura do município e ainda apoio aos artistas.
Como respostas imediatas do Executivo Estadual ficou definido que uma equipe da Sesacre, Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) se deslocará na próxima quinta-feira, 23, para avaliar o retorno parcial das cirurgias na Maternidade e o governador Gladson Cameli também confirmou o início da duplicação da AC 405, após o trevo da Cohab até o Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul no mês de maio.
Outra reunião importante dos parlamentares cruzeirenses foi com o gerente Executivo do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no Acre, Carlos José, para discutir a falta de um profissional de assistência social para prestar serviços na agência do município. Pela ausência do profissional Cruzeiro do Sul acumula uma demanda reprimida de mais de mil processos.
Ao gerente Executivo do INSS os vereadores mostraram que caso algum paciente queira ser atendido imediatamente necessita se deslocar até o município de Tarauacá e foram informados que o profissional que atendia no município conseguiu, através de uma ação judicial, sua transferência para o Estado da Bahia e sua substituição necessita de concurso público.
Como solução imediata da visita e do pedido dos vereadores à Superintendência do INSS no Acre confirmou que enviará um profissional para prestar os serviços acumulados entre os dias 10 a 27 de maio. No encontro dos vereadores com o governador Gladson Cameli o prefeito Zequinha Lima também participou.