Os vereadores Mazinho da BR (MDB), Noeca (DEM) e Betão da BR (PSD) fizeram na semana passada uma viagem institucional a Rio Branco, representando a Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul e tiveram reuniões em quatros órgãos da administração pública estadual e federal para tratar assuntos de interesse da população cruzeirense e dos produtores rurais que moram nos diversos projetos de assentamento do vale do Juruá.
Os vereadores, que moram na zona rural de Cruzeiro do Sul, tem no seu cotidiano uma intensa agenda de atividades em defesa dos produtores rurais e da população que mora nos ramais, participaram de reuniões na Energisa Acre, no Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), na Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e na superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A primeira visita foi na Energisa para tratar do Programa Luz Para Todos que está sendo realizado de forma muito lenta na região e também para atualizar os ramais que precisam da implantação de energia. Com o diretor presidente do Deracre os vereadores trataram sobre a programação da recuperação dos ramais e das pontes para se possa aproveitar melhor o verão, além de um tapa buraco nos Ramais 3 e 2.
Na Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) os vereadores levaram a preocupação com a questão das cirurgias eletivas e ginecológicas, muitas delas marcadas há mais de três anos, sendo necessário a realização urgente de mutirões para atender os pacientes que não podem mais esperar, além da agilidade no atendimento aos pacientes que precisa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Na superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) os vereadores trataram sobre a documentação de terras dos produtores rurais que moram nas fundiárias dos ramais dos projetos Jamil Jereissati, PAR Recanto, no Boa Hora e no Projeto Novo Horizonte onde há necessidade da documentação, inclusive de pequenas áreas de três hectares do Projeto Santa Luzia que não tem documentos.
Na sessão desta terça-feira (22) na Câmara Municipal o vereador Mazinho informou sobre a intensa agenda momento que parabenizou a decisão da presidente da Mesa Diretora, vereador Franciney Freitas e dos demais membros, que tem liberado os vereadores para as viagens institucionais momento que agradeceu os vereadores Betão e Noeca pelo apoio no trabalho junto aos órgãos visitados.
“Foram cinco dias de muito trabalho”, disse ao citar que no Incra a audiência com os técnicos iniciou às 8:00 e concluiu depois das 12:00 para mostrar a equipe que atendeu a preocupação sobre a questão da documentação das terras que o Incra só pode conceder o título para os posseiros que tiverem sido assentados antes de 2015 porque a legislação não permite.
“A esperança é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da senadora Mailza Gomes que precisa ser aprovada para que no futuro os posseiros não sejam despejados. Uma mensagem que vou levar aos posseiros dos diversos projetos é para que cada vez mais se unam e não fiquem denunciando uns aos outros para evitar que sejam despejados”, disse.
Outra preocupação que o vereador Mazinho da BR demonstrou foi por conta das exigências normativas da Energisa para a realizar as ligações de energia elétrica da população da cidade e do interior que daqui para frente só serão realizadas depois de cumpridas as normas estabelecidas o que pode causar muitos transtornos à população.
O vereador Betão da BR, na tribuna da Câmara Municipal, destacou sua satisfação pela agenda realizada em Rio Branco, na busca de solucionar problemas da população, avaliou como muito produtiva a agenda e apesar de algumas informações que são preocupantes que foram dadas pelo diretor comercial da Energia sobre as normas de instalação da energia elétrica.
“No interior é 40 metros para instalar a energia e 30 metros na zona urbana. Não será mais possível fazer ligações sem ser neste padrão para preservar a qualidade da energia. Não se pode alterar nenhum metro. A questão do paliteiro é preciso a prefeitura medir rua que eles possam instalar postes para atender as pessoas”, explicou.
Betão avaliou como muito boa a reunião na Sesacre. “A gerente administrativa, Clícia e Assistencial, Pedrini, garantiram que o governador determinou que as cirurgias eletivas retornarão em março. Ela nos garantiu”, disse ao informar que Sesacre já tem uma quantia em dinheiro para a realização das cirurgias.
O vereador Noeca agradeceu aos vereadores Mazinho da BR e Betão da BR pela viagem feita em Rio Branco. “Quero agradecer a Deus por este momento da nossa vida e aos vereadores que viajaram a Rio Branco onde tivemos várias conversas em alguns órgãos e foram assuntos muitos bons. Na minha avaliação teremos um resultado satisfatório”, disse.